top of page
  • Foto do escritorTransform - Formação Profissional

Novos radares de velocidade em Portugal a partir de 1 de setembro

Atualizado: 21 de nov. de 2023

A partir de 1 de setembro, e de forma faseada, vão entrar em funcionamento 37 novos radares do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO). Desses 37, 12 serão radares de controlo da velocidade média.


A acompanhar o anúncio dos novos radares, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) lançou a campanha de segurança rodoviária “Os radares salvam vidas”. A campanha tem como objetivo apresentar os locais onde os novos radares estão colocados, para que se conheçam as zonas e cumpram os limites de velocidade, protegendo a vida de condutores e peões.



Como funcionam os radares de velocidade média? Estes radares medem a velocidade média de um veículo entre dois pontos, e não a velocidade instantânea de um veículo num local específico, como os radares habituais. Por exemplo, num determinado troço de estrada, um veículo é controlado por um radar de velocidade média uma primeira vez. Mais à frente, um outro radar de velocidade média controla uma segunda vez o mesmo veículo, e calcula o tempo que esse veículo demorou a fazer o percurso. Se o veículo percorreu essa distância depressa demais, tendo em conta a velocidade máxima permitida para esse troço, irá ficar registado no radar como circulando em excesso de velocidade. Os radares de velocidade média vão estar em funcionamento em autoestradas, itinerários principais (IPs) e em estradas nacionais. Ao todo, vão passar a existir 123 locais de controlo de velocidade. No site Radares à Vista pode consultar os locais de controlo de velocidade que estão em funcionamento e os que vão funcionar a partir de 1 de setembro. Portal da ANSR 16.08.2023

15 visualizações

Commentaires


bottom of page